sábado, 10 de fevereiro de 2018

"Larga Escala": Israel responde com grande ataque na Síria após bombardeiros iranianos derrubarem F-16

Tradução: Blog Wake Up!
Autor: ZeroHegde, 10 de Fevereiro de 2018.


'Major Escalation': Israel Carries Out Large Scale Attack On Syria After F-16 Shot Down
"O Irã é responsável por esta grave violação da soberania israelense", diz o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI).

A guerra aberta já se separou essencialmente entre Israel e a Síria. Israel confirma através do porta-voz das FDI que realizou "um ataque em grande escala" que consiste em pelo menos 12 ataques nos alvos militares sírios e iranianos dentro da Síria, no que a Reuters chamou de "grande escalada de tensão".


O que descrevemos anteriormente como o "jogo de espera" estratégico de Assad e a relutância em responder a repetidas violações israelenses do espaço aéreo sírio, enquanto o lançamento de ataques não provocados parece cessar à medida que a defesa aérea síria derrubou um avião de combate israelense F-16 perto da região fronteiriça de Golã, o que pode ser considerado uma grande escalada no conflito.



Embora os detalhes permaneçam obscuros e ainda estejam em desenvolvimento, Israel confirmou que seu avião F-16 caiu no território israelense depois que foi atingido realizando operações locais na Síria. O porta-voz das FDI declarou rapidamente em um tweet confirmando a derrubada, relatando que "o Irã é responsável por esta grave violação da soberania israelense".


Fotografias confirmadas do local da derrubada do F-16 no norte de Israel, aproximadamente a 20-30 km da fronteira da Síria.


As forças de segurança israelenses caminham ao lado dos restos do avião de guerra israelense F-16 derrubado perto da aldeia israelense de Harduf, Israel. 10 de fevereiro de 2018.


Os dois pilotos israelenses ejetaram, desembarcando em Israel no norte da Galiléia e foram encaminhados ​​para um hospital, de acordo com relatos da mídia local. Declarações dos militares israelenses indicaram que um dos pilotos sofreu ferimentos graves como resultado da ejeção de emergência da aeronave.

O vídeo publicado pela primeira vez em mídias sociais capturadas por testemunhas na área parece mostrar um piloto de pára-quedas no campo israelense do norte da Galiléia. 

As primeiras cenas não confirmadas do acidente F-16 e o subseqüente resgaste emergiram nas mídias sociais. Abaixo várias imagens circulando no incidente de manhã cedo:
Esta é a primeira vez na guerra síria em 7 anos que um avião de Israel foi derrubado, e depois de prometer uma rápida resposta, Israel lançou múltiplos ataques de retaliação contra as bases militares sírias no país em direção sudoeste de Damasco.
O Al Masdar News, de Beirute, informa que o incidente ocorreu aproximadamente às 6:30 da manhã. Sábado de manhã (hora local) e que o lutador F-16 israelense foi atingido enquanto voava no espaço aéreo sírio perto de Damasco. As declarações oficiais de Israel afirmam que vários de seus jatos foram atacados em resposta a um lançamento do drone iraniano para o espaço aéreo israelense, que o FDI disse ter interceptado em meio ao "enorme fogo anti-aéreo sírio".

 O F-16 estava envolvido em uma operação para destruir a base terrestre síria a partir da qual o veículo aéreo não tripulado (VANT) foi lançado. De acordo com a versão israelense dos eventos emitidos em tempo real pelo porta-voz das FDI Jonathan Conricus:


O exército sírio afirmou que seu sistema de mísseis de defesa aérea atingiu um drone israelense pouco depois que o F-16 foi derrubado, que havia sido lançado a partir das colinas de Golã, ocupadas por Israel. Não houve confirmação imediata de Israel da queda desta segunda aeronave. Em resposta ao abatimento do F-16, as 8:00 da manhã (hora local, 4:00 da manhã no Brasil), a Força Aérea israelense disparou vários mísseis visando a área de Al-Kiswah perto do que é considerada uma base iraniana fora de Damasco.

 E pouco depois desse ataque inicial de retaliação israelense, uma onda mais maciça de mísseis atingiu uma base do exército sírio da montanha na mesma área. Fontes regionais informam que vários mísseis israelenses atingiram a base, enquanto outros foram interceptados pela defesa aérea síria. Parece que Israel lançou mísseis em locais também no centro da Síria, com baixas relatadas entre as forças do exército sírio e seus aliados. A Associated Press cita um grupo de monitoramento da oposição síria para relatar o seguinte:
Um monitor de guerra da Síria diz que Israel atingiu alvos no centro da Síria e os subúrbios do sudoeste da capital, Damasco, em duas ondas sucessivas e sucessivas de ataques aéreos. O Observatório da Síria para os Direitos Humanos diz que a primeira rodada teve como alvo a área do deserto central, onde as tropas sírias e seus aliados iranianos, incluindo o Hezbollah, são conhecidos por manter bases. Ele citou relatos não confirmados de baixas entre forças do governo sírio e milicianos aliados. O Observatório britânico, que monitora a guerra da Síria através de uma rede de ativistas no terreno, diz que a segunda rodada visa postos avançados nos subúrbios do sudoeste de Damasco
A agencia de imprensa do governo sírio (SANA) informou que o exército interceptou múltiplos mísseis, provavelmente através de seu sofisticado sistema de defesa anti-aérea fornecido pela Rússia, e confirmou o ataque israelense em larga escala contra locais da Síria no centro da Síria. De acordo com a SANA:
A defesa aérea do exército enfrentou uma nova agressão israelense em uma das posições militares na área central e atingiu mais de uma aeronave ... Além disso, a defesa aérea do Exército enfrentou outra agressão israelense em Damascus Countryside no sábado de manhã ... Enquanto isso, a mídia do inimigo israelense admitiu que a defesa aérea síria derrubou um avião F-16 sobre a Galiléia na Palestina ocupada e que seus pilotos ficaram feridos, confirmando o fechamento de partes do espaço aéreo israelense para a aviação depois de derrubar o avião de guerra.
Como resultado da escalada de eventos, fechamentos de espaço aéreo foram reportados sobre o norte de Israel, bem como várias sirenes de alerta de defesa aérea israelense que tocam nas Colinas de Golã e em toda a parte inferior e superior da Galiléia. O aeroporto internacional israelense de Ben Gurion, fora de Tel Aviv, também teria sido fechado por algum período após a troca de incêndios entre forças sírias e israelenses. Enquanto isso, o exército israelense culpou o forte aliado sírio (o Irã) pelo derrube e escalada do F-16 de hoje. A FID emitiu uma declaração ameaçadora que diz: "O FDI agirá de forma enérgica contra violações tão graves da soberania israelense pelo Irã e Síria e continuará a agir como necessário.

O FDI está pronto para vários cenários e continuará a agir de acordo com as avaliações da situação ". E de acordo com uma declaração divulgada à AFP, Israel diz que o Irã e a Síria estão "brincando com fogo", mas que Israel não quer revidar. No entanto, os relatórios da mídia regional indicam que Israel continuou a bombardear no campo de Damasco durante a manhã. O governo sírio condenou as ações de Israel como "agressão" injustificada. Deve-se lembrar que a Força Aérea de Israel reconheceu ter bombardeado áreas dentro da Síria pelo menos 100 vezes ao longo dos últimos anos do conflito, com o último ataque antes dos eventos de hoje ocorrendo no início desta semana.

 A Síria freqüentemente levou antes seu relato na ONU, pedindo a condenação oficial dos ataques não provocados, mas foi freqüentemente rejeitado. No seu agora "segredo aberto" de uma perseguição de vários anos na mudança de regime na Síria, Israel deu apoio secreto aos grupos ligados da Al-Qaeda no sul da Síria - perto da vizinhança do derrube F-16 de hoje - o que envolveu transferências de armas e tratamento de jihadistas feridos em hospitais israelenses, de acordo com The Wall Street Journal. Como o ex-diretor interino da CIA, Michael Morell, uma vez disse diretamente ao público israelense, o "jogo perigoso" de Israel na Síria envolveu entrar na cama com a Al-Qaeda para lutar contra o Irã xiita.

 E como Israel há muito tempo procura maneiras de justificar ataques contra os recursos iranianos na Síria e, ao mesmo tempo, mina e desestabiliza o governo sírio, o abatimento de um F-16 pode ter dado a liderança havaiana de Israel a desculpa que eles estavam procurando por todo o lado para escalar em direção a um confronto final. O jornalista e analista Elijah Magnier, do Oriente Médio, diz que poderíamos estar testemunhando o ponto de inflexão que vai acender toda a região. Magnier relata que, de acordo com uma "fonte privada, todos os militares da Síria e inteligência e seus aliados' (Hezbollah) posições na Síria e no Líbano estão em alerta completo ". 

 Esta é uma história em andamento ...

Nenhum comentário: