segunda-feira, 3 de maio de 2010

Adoçantes: Ciclamato de Sódio

Créditos de: Blog A Nova Ordem Mundial

O ciclamato é um adoçante artificial, de 30 a 50 vezes mais doce que o açucar. Ele foi descoberto por acaso em 1937 quando um estudante pesquisando medicamentos anti-febre colocou seu cigarro sem querer no produto e quando colocou o cigarro de volta a boca descobriu o gosto doce do ciclamato.

A patente foi comprada pela DuPont e mais tarde vendida para os laboratórios Abbott.

Em 1958 foi aceito como "Usualmente Reconhecido como Seguro", mas em 1966 um estudo reportou que o ciclamato produzir a Ciclo-hexilamina, composto tóxico em animais. Outro estudo em 1969 mostrou que o ciclamato aumentava a chance de câncer na bexiga em ratos. Outro estudo ainda mostrava casos de atrofia testicular em ratos.
Em 1969 o FDA baniu a venda do ciclamato nos Estados Unidos.

A ANVISA, no entanto, em seu informe técnico entitulado "Esclarecimentos sobre o uso do edulcorante ciclamato em alimentos", diz que as normas brasileiras sao regidas com base no Codex Alimentarius (Norma Geral de Aditivos Alimentares – GSFA), elém de outras. De acordo com o Codex, o limite máximo para o ciclamato é de no máximo 330 mg para crianças e 660 mg para um adulto de 60 quilos. A mesma norma cita que a dose de consumo diário máxima indicada é de 100mg por quilo, relativo ao efeito de atrofia testicular. O limite máximo de 1300 mg por quilo corpóreo, estabelecido em 2001, foi reduzido em 2008 para 400 mg por quilo corpóreo, de acordo com a RDC 18/2008

Ainda assim o ciclamato é proibido nos EUA.

O ciclamato é também conhecido como o edulcorante E952.

No Brasil, os adocantes Sucaryl e Assugrin contém ciclamato. De acordo com o site Sua Dieta da UOL, temos ainda o Dietil, Doce Menor, Tal e Qual e Zero-cal. Estes contém ainda a sacarina sódica, que misturada ao ciclamatoaumenta a incidencia de câncer em ratos.

Fontes:
Introduction to organic laboratory techniques: a small scale approach
ANVISA: Esclarecimentos sobre o uso do edulcorante ciclamato em alimentos
Wiki Answers: What are the side effects of sodium cyclamate?

Um comentário:

Anônimo disse...

O livro "a dieta revolucionária do Dr. Atkins", escrito pelo próprio, diz que os testes para se averiguar os efeitos do consumo do ciclamato, foram feitos dandose aos ratos uma quantidade do produto absurdamente grande, e não quantidades pequenas como acontece no consumo humano.